terça-feira, 6 de julho de 2010

● A Infância de Ivan (1961)

Primeiro longa-metragem de Tarkovsky.


O filme conta a história de um menino que após perder a mãe e vivenciar momentos de terror no cenário da Segunda Guerra, decide lutar contra àqueles que fizeram da vida de sua nação um inferno.

A bravura e a frieza de Ivan, de apenas doze anos, consegue provocar sentimentos paternos em patentes do exército sobre o garoto. Estes querem retrair toda essa ira do pobre menino e dar a ele um pouco melhor de conforto, querendo interná-lo em orfanatos ou colégio militar, enquanto aquele, tão pequeno e frágil, demonstra crueldade e coragem para se arriscar em missões suicidas.


Numa determinada cena, a discussão de Ivan com um soldado em que ele explica que só quer lutar pelo seu país, pois enquanto pessoas morrem na guerra, os alunos dos internatos perdem tempo estudando sobre animais herbívoros.

Não é o filme mais profundo do Tarkovsky, mas como foi o primeiro de sua carreira, vale a pena conferí-lo. Pode-se notar nesse filme também detalhes que mais na frente irão se tornar marcas fortes do diretor: os fragmentos de sonhos e pesadelos.


Segundo uma curiosidade que li, esse filme foi considerado por Sartre como exemplar de "surrealismo socialista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário